Via Libre

Parceiros

Estamos a estabelecer uma parceria estratégica com a empresa espanhola Fundosa Accesibilidad (Via Libre).

A Via Libre pertence ao Grupo empresarial Fundosa, detido na totalidade pela ONCE, Organização Nacional dos Cegos de Espanha.

Esta parceria, com o objectivo de cooperar e unir esforços na promoção da acessibilidade em Portugal, permitir-nos-á colocar ao serviço dos nossos clientes portugueses a tecnologia mais avançada e a experiência mais consolidada, acentuando a nossa vantagem técnica e comercial no mercado português.

A Unidade de Projectos da Via Libre, criada em 1990, trabalha hoje na promoção da acessibilidade em edifícios, ruas e praças, cidades, parques naturais, sistemas de transporte, comunicação, sinalética, conteúdos expositivos e regiões de turismo, para só citar algumas.

A Via Libre já realizou mais de 650 Planos Integrais de Acessibilidade para municípios de toda Espanha, e mais de 1.100 projectos de adaptação, nomeadamente em todas as Cidades Património da Humanidade em Espanha.

A Via Libre presta ainda consultoria técnica para a acessibilidade do Gestor de Infraestructuras Ferroviarias, nas Linhas de alta velocidade – AVE.

Já no século XXI a Via Libre iniciou-se no desenvolvimento de projectos na área da acessibilidade relacionada com a sociedade de informação, utilizando presentemente uma ferramenta informática exclusiva (Sigma), de levantamento, análise, planeamento e disponibilização universal via internet dos percursos e edifício acessíveis.

A Via Libre é um membro activo da ENAT (European Network for Accessible Tourism), entidade internacional que a Include também deverá integrar em breve.