Projectos

Estudo turismo acessível em Portugal
12.04.2012
Estudo turismo acessível em Portugal

Ficha Técnica

Título: “Turismo Acessível em Portugal – Lei, oportunidades económicas, informação”


Autor (coordenação do projeto): Pedro Homem de Gouveia;
Include – Planeamento, Projeto, Consultoria e Formação, Lda


Autoria dos textos: Pedro Homem de Gouveia, Diana Mendes (Cap 1.3) e Jorge Falcato Simões com Pedro Homem de Gouveia (Cap.3)


Edição: Instituto Nacional para a Reabilitação I.P.

Sinopse

Com este estudo, o INR, I.P pretendeu alcançar, como objetivo geral, a conceção de um sistema de análise e divulgação das condições de acessibilidade nos espaços e locais de interesse turístico.

Como objetivos de ordem mais específica o estudo visava a possibilidade de aplicação do sistema a todo o setor turístico a nível nacional, conferindo-lhe a credibilidade necessária e certificando as informações fornecidas através de uma metodologia de recolha que se pretende tão eficaz quanto possível.

Com a publicação deste estudo visa-se a tripla missão de promover uma apresentação pública ampla, informar os agentes do setor, sobre uma realidade em mutação a que há que dar respostas cabais, e os potenciais turistas sobre a existência de um sistema que lhes pode trazer informação mais fiável.

O trabalho agora divulgado faz, na sua primeira parte, uma análise do turismo acessível e da acessibilidade. Introduzindo os principais aspetos conceptuais sobre o mercado, as novas áreas de oferta, o enquadramento jurídico e a experiência já verificável em Portugal.

Na segunda parte dá-nos conta da construção do sistema e das bases em que se fundamenta, passando depois a uma exaustiva descrição de boas práticas na Europa
Na parte final procede à apresentação do sistema, com a formulação de propostas de linhas orientadoras.

Como o autor/coordenador refere, na parte final da Introdução, o relatório foi redigido de forma a focar o essencial, procurando uma linguagem simples e acessível. Por outro lado, teve a preocupação de definir os capítulos com base em temas distintos, concentrando toda a informação de forma a permitir ao leitor uma consulta capítulo a capítulo, de acordo com os interesses e motivações de cada um.

Includible
30.11.-0001
Includible